Portal Corporativo ESAT


Página Inicial | Links | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco

Informações Gerais

Escola de Administração Tributária

A Escola de Administração Tributária – ESAT foi criada através da Lei 8.427/2007, tendo sua estrutura organizacional dotada de autonomia administrativa e financeira e vinculada ao Gabinete do Secretário de Estado da Receita. Os objetivos permanentes da escola são o ensino, a pesquisa, a extensão, a análise, a catalogação e a divulgação da Legislação Tributária e demais informações de interesse da arrecadação, fiscalização e tributação.

Como estrutura de fomento a práticas educacionais, a ESAT alicerçou sua proposta pedagógica, baseada no relatório da UNESCO, sobre Educação para o século XXI, na aplicação indissociável dos quatro pilares da educação:

Aprender a conhecer: despertando no servidor a busca pelo conhecimento, a necessidade de aprender ajudando-os a desenvolver os aspectos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir e desconstruir suas próprias opiniões e pensamento crítico.

Aprender a fazer: referindo-se essencialmente à formação técnico-profissional do servidor, aplicando na prática os conhecimentos teóricos, face a necessidade contínua de aprender, reaprender, construir e desconstruir conhecimentos.

Aprender a conviver: estimulando o servidor a respeitar a diversidade humana, a conviver com as diferenças, evitando conflitos. Este pilar é o mais desafiador, atua no campo das atitudes de valores.

Aprender a ser: promovendo o desenvolvimento individual e integral do servidor. Este pilar depende diretamente dos outros três e não se relaciona com a vida em sociedade, mas aos aspectos individuais do servidor buscando a formação de indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de se comunicarem e evoluírem continuamente, intervindo de forma consciente e proativa nos resultados organizacionais e na vida em sociedade.



Escola de Administração Tributária - Todos os Direitos Reservados.